História


ORÍGEM DA CIDADE
Pio IX foi fundado por Famílias Piauienses e Cearenses no ano de 1800. Na época de sua fundação a área que hoje compreende a cidade de Pio IX, chamava-se “Umbuzeiro”, localizado às margens do Rio Condado onde foi ponto inicial para o povoamento. Em 1871 Umbuzeiro passou a denominar-se “Pio IX” em homenagem ao Papa que pontificava na época. O Município foi criado em 08 de agosto de 1888 com o nome de “Patrocínio” em substituição à denominação Pio IX. Em 1942, em virtude do decreto do Governo que proibia em todo o territorio nacional a existência de localidades com nomes semelhantes, a cidade voltou a ter a denominação anterior de “Pio IX”.
                   
 CONSTRUÇÃO DA IGREJA MATRIZ
E CRIAÇÃO DA PARÓQUIA
Em 1871 o Pe. José Antonio Pereira Ibiapina, natural de Sobral – CE e conhecido como o “Apóstolo do Nordeste” construiu a nossa igreja tendo como Padroeira, Nossa Senhora do Patrocínio. A imagem  foi esculpida em madeira de umburana retirada da Fazenda “Soledade” pelo Piononense Manoel do Monte Furtado. Pe. Ibiapina foi sem dúvida o maior missionário que o povo nordestino já viu. Com uma equipe própria de pedreiros e carpinteiros construiu em nossa cidade além da  Igreja Matriz, a Capela São Miguel e o cemitério.

A Paróquia foi criada dia 30 de Julho de 1888 por Dom Antônio Cândido de Alvarenga, Bispo de São Luís do Maranhão, em visita à Paróquia de Jaicós a qual Pio IX fazia parte.


REFORMA DA IGREJA
Em 1957 o Pe. Madeira começou os trabalhos de ampliação da Igreja Matriz. Com a chegada do Pe. João Morais anos depois, foi dado continuidade aos trabalhos concluindo - se toda a reforma em outubro de 1969. Em 04 de janeiro de 1970 é feita a benção inaugural pelas mãos do Bispo D.Edilberto. Desde a sua criação, muitos padres passaram por essa paróquia. Mas o primeiro Padre a residir em Pio IX (como Pároco) foi o Pe. Cícero Santos natural de Picos onde permaneceu por um período de cinco anos (1923 a 1928).


(Fonte: Livro de tombo pág.191/192 ).